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Quem somos nós

Através da Resolução CONSUP nº 71, de 20 de dezembro de 2018 aprovou-se o Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR. De natureza propositiva e consultiva, o Neabi local, no Campus Astorga, tem a função de auxiliar no direcionamento de estudos, pesquisas e ações de extensão que promovam a reflexão sobre as questões étnica-raciais.
O Neabi também busca contribuir para a implementação da exigência legal que obriga incluir no currículo escolar a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O Regulamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPR traz as finalidades, objetivos, estrutura organizacional e competências do Neabi.

Objetivos:
I – assessorar equipes pedagógicas e gestores institucionais quanto à inclusão e/ou ampliação de temas relacionados à educação para as relações étnico raciais nos projetos pedagógicos de cursos (PPC);
II – contribuir no planejamento, elaboração, execução e monitoramento da política institucional do IFPR no que tange às ações afirmavas, com participação nas bancas de cotas dos processos seletivos, no acompanhamento sistemático dos estudantes cotistas nos campi e na produção de dados sobre esses estudantes, de acordo com a legislação vigente;
III – criar e disponibilizar por meio digital um banco de dados sobre as ações realizadas em todos os campi referentes a educação para as relações étnico-raciais e divulgar documentos e legislações referentes à temáca, para consulta pública;
IV – estabelecer diálogos com comunidades quilombolas, indígenas e/ou tradicionais, movimentos locais em defesa dos direitos dos negros e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) e/ou outras instituições e órgãos cujos profissionais desenvolvam estudos e/ou ações sobre diversidade, história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e indígenas e combate ao racismo;
V – estimular a valorização da identidade afro-brasileira e indígena dos servidores e/ou estudantes, evidenciando a importância da ancestralidade e objetivando seu empoderamento;
VI – fomentar ações de extensão, pesquisa, inovação e ensino referentes a história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas);
VII – incentivar a socialização e compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas referentes a temática, por meio de atividades acadêmicas, encontros, cursos e/ou eventos, para a promoção de relações étnico-raciais positivas, propiciando nos campi a discussão sobre preconceito, discriminação racial e valorização das culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas);
VIII – planejar e executar, em colaboração com os diversos setores do IFPR, ações para formação continuada de servidores dos campi, de outros profissionais da educação e comunidade externa em geral;
IX – incentivar a criação de grupos de estudo e/ou pesquisa nos campi, referentes a história, identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas), racismo e valorização diversidade étnico-racial e cultural no IFPR, bem como promover a publicação de estudos e desenvolver materiais didáticos relativos à educação para as relações étnico-raciais;
X – realizar ações em colaboração com municípios, estado, Fóruns de Educação relacionados à diversidade étnico-racial, movimentos sociais, associações e/ou outras instituições, contribuindo para a promoção da igualdade na diversidade.

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